A Estratégia Turismo 2027 (ET27) é uma estratégia aberta e participada que envolveu perspetivas inside e out-of-the-box de agentes da área do Turismo.
O Processo de participação pública da Estratégia Turismo 2027 foi dinamizado através de plataformas tecnológicas, focus group internacionais e Laboratórios Estratégicos de Turismo/ Sessões Públicas, tendo decorrido de 24 de maio de 2016 a 6 de janeiro de 2017.
O processo de participação pública compreendeu a realização de focus group e reuniões bilaterais em alguns dos principais mercados emissores, com o objetivo de auscultar quem comercializa e comunica a oferta turística portuguesa. Estas reuniões decorreram em 5 mercados estratégicos - Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil, envolvendo mais de 80 participantes.
Sob o mote «Quais os 5 principais desafios para o Turismo em Portugal nos próximos 10 anos?», incentivou-se a participação pública online e o envolvimento na definição dos desafios da Estratégia Turismo 2027. De acordo com as respostas, os 5 principais desafios identificados pelos participantes foram:
| Combate à Sazonalidade
| Valorização do Património e Cultura
| Desconcentração da Procura
| Qualificação e valorização dos Recursos Humanos
| Estímulo à Inovação e ao Empreendedorismo.
Os Laboratórios Estratégicos de Turismo/sessões públicas da Estratégia Turismo 2027 decorreram em todas as regiões do país, com o objetivo de:
| Obter contributos e recomendações
| Analisar os principais indicadores do turismo de cada região
| Debater as prioridades estratégicas para o turismo regional e nacional.
Estas sessões envolveram mais de 1.400 participantes.