Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Programa Formação +Próxima

Plano Reativar o Turismo. Construir o Futuro

24.06.2022

​​​​​​Números Formação +P​róxima - 24 jun​ 2022

// Enquadramento

Inserido no Pilar 4 - P4.2 Conhecimento e Qualificações - ​do PRT, o Programa Formação +Próxima é uma medida que tem por fim capacitar, massivamente, os colaboradores do setor, de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano: formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.

A atividade turísti​ca tem, ao longo dos anos, assentado num modelo de baixas qualificações e, consequentemente, de baixos salários, pelo que as transformações estruturais do setor nos últimos anos e as que se esperam para os próximos exigem uma alteração profunda dos níveis de qualificações nesta atividade.

// Objetivos 

Capacitar as empresas na "arte da hospitalidade", através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, num programa ​desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

O programa pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo. 

// Operacionalização 

_ Apresentação - 25 novembro 2021
​Apresentação do Programa que se destina a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais. ​O Turismo de Portugal estabelece parceria com cada autarquia, elabora um diagnóstico de necessidades de formação específicas de cada território, cria um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do respetivo município e um plano complementar que contribua para a valorização do território e para a capacitação dos técnicos do município e/ou das entidades parceiras.​

_ Arranque do projeto - 17 fevereiro 2022
Em cerca de 50 autarquias de todo o país que já aderiram à iniciativa do Turismo de Portugal, com o objetivo de capacitar 75.000 profissionais do setor até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada município.

_ Abertura da sessão “Personalização do Atendimento” - 17 fevereiro 2022
O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, assinalou o arranque deste projeto na sessão que decorreu na Business Factory (Ericeira), em parceria com o município de Mafra.

_ Próximas ações formação
Realizam-se em Viana do Castelo, Armamar, Condeixa, Óbidos e Tavira, subordinadas a temas tão abrangentes como Linhas de Apoio ao Financiamento, Boas Práticas de Higiene e Segurança, Atendimento, Valorização do Território, Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos, entre outras. 

  • Plano Reativar o Turismo. Construir o Futuro
  • Estratégia de turismo
  • Turismo
  • Portugal
  • Formação
  • Capacitação empresarial
  • Municípios
  • Turismo de Portugal
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image