Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

ETC - European Travel Commission

Relações internacionais

​​A European Travel Commission (ETC), fundada em 1948 e da qual Portugal foi um dos membros fundadores, agrega e representa os Organismos de Turismo Europeus e é a organização responsável pela promoção da Europa enquanto destino turístico.

O Presidente da ETC é Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal. A eleição teve lugar a 8 de setembro de 2020 e o mandato tem duração de três anos.

É uma organização internacional, sem fins lucrativos, sedeada em Bruxelas, da qual fazem parte 33 organismos nacionais de promoção turística de 32 países Europeus (Full Members):
_ da União Europeia – Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estónia, E​slováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, ​França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos​​, Polónia, Portugal, República Checa (Chéquia), ​Roménia;
_ outros - Islândia, Mónaco, Montenegro (candidato à UE), Noruega, San Marino, Sérvia (candidato à UE), Suíça.

// De entre as suas atribuições, salientam-se três domínios:

_ Advocacy junto de Instituições Europeias e Internacionais em representação do setor de turismo europeu assim como sensibilização do público em geral para a importância do setor;​
Promoção/marketing da Europa enquanto destino turístico em todos os países não europeus, com especial enfoque na Austrália, Brasil, Canadá, China, EUA e Japão, e o seu papel enquanto fórum regular de encontro e partilha de conhecimento sobre turismo e market intelligence, marketing e estratégias de turismo dos 33 Organismos Nacionais de Turismo;
_ Investigação/pesquisa, através da elaboração de estudos e análise de tendências no setor turismo, que servem para detetar novas oportunidades de negócio, elaborar estratégias de promoção eficazes assim como suporte ao trabalho de advocacy. 

// A ETC tem como parceiros outras entidades relevantes a nível internacional, tais como:

_ European Commission (Comissão Europeia)
_ World Tourism Organization (UNWTO) 
_ European Tour Operators Association (ETOA)
_ EDEN Network (European destinations of Excellence)
_ International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT)​
_ World Travel & Tourism Council (WTTC)
_ International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA)
_ International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism (IGCAT)
_ Europa Nostra​
_ Airports Council International Europe (ACI)
_ Foundation for European Sustainable Tourism (FEST)​

Como Membros Associados (Associate Members), conta com importantes empresas do setor como a Adara, Google, Sojern, Eurail, ​Airbnb, Emirates, HI Seas, CrowdRiff, Expedia, Value Retail, Travel Consul, Amadeus, ​Global Blue.​

O portal VisitEurope é neste momento o mais importante instrumento de promoção e divulgação da Europa enquanto destino turístico, tendo recebido um financiamento comunitário para o seu d​esenvolvimento no âmbito do projeto Europa 2020.

// Turismo de Portugal na ETC

O Turismo de Portugal tem mantido, ao longo dos anos, uma presença ativa nos órgãos de gestão da ETC, assegurando as vice-presidências da organização entre 2007 e 2010 e de novo em 2015. Desde setembro 2020 e por um período de três anos, o Turismo de Portugal assegura a Presidência da ETC. A presidência do Market Intelligence Group (MIG) é também, atualmente, assegurada pelo Turismo de Portugal. 

Em termos operacionais, o Turismo de Portugal assegura a participação na área de R&D ​e integra os grupos de trabalho do Market Intelligence Group (MIG), Market Intelligence Committe (MIC) e Marketing Group (MG), acompanhando os respetivos programas de trabalho anuais.

// Organização e Grupos de Trabalho da ETC:

_ General Meeting (GM)
A Assembleia Geral é o órgão de decisão, reunindo duas vezes ano, na Primavera e Outono.
Têm direito a assento na GM e a um voto por membro os CEOs ou equiparados de cada NTO/NTA. Os 33 membros (Full Members), mediante uma quota anual, financiam os custos de operação e funcionamento da ETC. Os Membros Associados, não têm direito de voto.

_ Board of Directors (BoD)
Órgão de “consultoria estratégica” da General Meeting.
É composto pelo Presidente, 3 Vice-Presidentes (atualmente Itália, Suíça e Croácia) e 10 membros rotativos. A rotação dos membros não-permanentes faz-se por agregação geográfica, sendo que cada um dos grupos indica o seu representante, que vai alternando de 2 em 2 anos.

_ Executive Director e Executive Unit
O Diretor Executivo (cargo remunerado) é eleito na General Meeting por um período de 2 anos; tem a seu cargo a Executive Unit e a gestão corrente de todo o trabalho da ETC e seus subgrupos operacionais. 

_ Overseas Operations Groups (OGs)
A GM decide quais são os Grupos Operacionais nos Mercados intercontinentais (presentemente Austrália, Brasil, Canadá, China, EUA e Japão​), nomeia os seus Chairman, aprova os seus planos de ação e orçamentos. Estes OGs promovem ações de marketing in loco, desde a participação em feiras a outras atividades.

_ Market Intelligence Group (MIG)
Os Research Directors dos 33 organismos nacionais de promoção turística são membros do Market Intelligence Group (MIG).
Este reúne 1 vez por ano em fevereiro e elabora o Programa de Atividades de Market Intelligence a ser desenvolvido pelo grupo operacional. 

_ Market Intelligence Committee (MIC)
É um grupo de trabalho constituído por voluntários de países membros que reúne 4 vezes por ano. Fundado em 1987, o MIC é a vertente operacional do MIG. Com efeito trata-se de um fórum ativo para a partilha de conhecimento de market intelligence e um centro de recursos para comissionar trabalhos de investigação para benefício dos membros e da ETC.
A colaboração ativa com parceiros, como a UNWTO e empresas de consultoria (de renome internacional), permite uma maximização dos recursos financeiros e outputs de qualidade.

No quadro deste grupo de trabalho destaca-se o Projeto TourMIS - uma base de dados online, de acesso gratuito (mediante registo) que permite obter estatísticas (recentes e históricas) sobre os fluxos de turistas, visitantes, dormidas, capacidade e taxas de ocupação dos 32 países membros da ETC, bem como de cerca de 22 cidades Europeias. A aplicação é desenvolvida pela Universidade MODUL de Viena (MODUL University Vienna), em cooperação com o turismo austríaco, sendo a base de d​ados alimentada, em regime de voluntariado, pelos países membros. Compreende ainda uma área com informação sobre o número de visitas a atrações turísticas.

_ Marketing Group
Fórum de partilha ativa de informação sobre melhores práticas.
Este grupo de trabalho fornece informação sobre como identificar, utilizar e explorar as técnicas de marketing de forma eficaz, maximizando o seu uso e eficácia quer na promoção da Europa enquanto todo, quer de cada um dos países membros.
Paralelamente, promove o desenvolvimento de uma estratégia de marketing pan-europeia, identificando formas para sistematizar e divulgar conteúdos, nomeadamente através do portal de turismo europeu VisitEurope que está online desde 21 de março de 2006.

​​​

  • Cooperação
  • Assuntos institucionais
  • Turismo de Portugal
  • European Travel Commission
  • Market Intelligence Group
  • Market Intelligence Committe
  • Marketing Group
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image